21.9.05

"MILAGRE DO SANGUE"

Mistura à base de ferro, cálcio, água e sal de cozinha explicaria o mistério de são Genaro

Químicos questionam sangue de santo
JEAN-JACQUES BOZONNET
DO "LE MONDE", EM ROMA

"Dissolva 25 gramas de cloreto de ferro em cem mililitros de água, acrescente dez gramas de carbonato de cálcio. A reação química fará a solução ficar marrom escura. Passe a solução para um recipiente de gargalo fino, acrescente sal de cozinha, agite e deixe descansar por duas horas." Essa é a receita sacrílega proposta na internet aos interessados em reproduzir em casa o sangue de são Genaro, o santo cujo 1.700º aniversário de morte, por decapitação, a cidade de Nápoles comemorou no último dia 19.

O gel, cujo modo de fabricação figura no site do Comitê Italiano para o Controle dos Fenômenos Paranormais (Cicap), se liquefaz quando é ligeiramente sacudido. "O processo pode ser reproduzido à vontade", diz o site.

Para a astrofísica Margherita Hack, do Cicap, não é preciso procurar mais longe a explicação do suposto "milagre do sangue", pelo qual o sangue seco do santo fica líquido três vezes por ano na catedral de Nápoles -no primeiro domingo de maio, a cada 19 de setembro e a cada 16 de dezembro -, em um fenômeno descrito pela igreja como "acontecimento prodigioso".

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2109200508.htm